terça-feira, 21 de outubro de 2008

Timewave Zero - 2012

O "Timewave Zero" é um software de computador baseado nas idéias de McKenna sobre a natureza fractal do tempo e mecânica da entrada de "novidade" na História humana. "Novidade", nesse contexto, são as complexificaçoes e acontecimentos dinâmicos capazes de moldar o rumo da história, em oposição à repetição e hábito.



McKenna afirmou: "Antes de Einstein o espaço era visto como uma dimensão onde colocamos coisas. O espaço era visualizado como uma analogia para o vazio. Mas então Einstein mostrou que o espaço é uma coisa que tem torque, e que é afetada pela matéria e pelos campos gravitacionais. A luz passando através de um campo gravitacional no espaço será curvada porque o espaço através do qual ela viaja está curvado. Em outras palavras, o espaço é uma coisa, e não um lugar onde você põe coisas.

O que proponho, em síntese, é que o tempo - que também foi previamente considerado uma abstração necessária - também é uma coisa. O tempo não apenas muda, como também há diversos tipos de tempo. Enquanto esses tipos de tempo vem e vão em progressão cíclica em muitos níveis, as situações se desenvolvem à medida que a matéria responde às condições de tempo e espaço. Esses dois padrões condicionam a matéria. Há muito tempo a ciência está consciente dos padrões de espaço, chamamos isso de "leis naturais", mas e quanto aos padrões de tempo? Essa é uma consideração completamente diferente."



Terence McKenna (1946-2000), autor, explorador e cientista norte-americano, passou o último quarto de século da sua vida a estudar as bases ontológicas do xamanismo e da etnofarmacologia da transformação espiritual. McKenna, fundador da Teoria da Novidade (um ramo da dinâmica fractal), formou-se em Ecologia, Conservação de Recursos e Xamanismo pela Universidade da Califórnia em Berkeley, E.U.A.

3 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns pelo seu blog. Visitamos frequentemente, eu e meu marido. Informações muito bem redigidas, muito claras sobre os tempos que vivemos. O Brasil agradece :)
Ana

Lilian Sotin disse...

Vendo este documentário me lembrei imediatamente do livro "Cem anos de solidão" de Gabriel Garcia Marques, onde as coisas acontecem no início lentamente, e depois vão se repetindo, mas de uma forma cada vez mais rapida. Recomendo a todos que leiam, pois inclusive, Gabriel recebeu o prêmio nobel por ele. Parece que Gabriel profetizou os tempos que vivemos

Nuno Carvalho disse...

Obrigado Ana, pelas palavras atenciosas. Fico satisfeito que este blog contribua para alguma coisa.

Lilian, pesquisarei a respeito. Obrigado.

Publicar em:

Related Posts with Thumbnails