segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Escudo protector do sol está encolhendo



A bolha protectora ao redor do sol que ajuda a proteger a Terra das radiações nocivas interestelares está encolhendo e ficando mais fraca, alertaram os cientistas da NASA.

Novos dados revelaram que a heliosfera, o escudo protector da energia que rodeia o nosso sistema solar, enfraqueceu 25% na década passada e agora está no nível mais baixo desde que a corrida espacial começou há 50 anos.

Os cientistas estão perplexos com o que poderia estar causando isto e vão lançar uma missão para estudar a heliosfera. Cerca de 90% da radiação cósmica galáctica é reflectida pela nossa heliosfera,protegendo-nos assim de um agressivo meio ambiente galáctico.

A heliosfera é criada pelo vento solar, uma combinação de partículas carregadas electricamente e campos magnéticos que emanam do sol , e se encontram com o gás intergaláctico que preenche o espaço existente entre os sistemas solares.

Se a heliosfera continuar a enfraquecer, os cientistas receiam que a quantidade de radiação cósmica atingindo o interior do nosso sistema solar, incluindo a Terra, vai aumentar.

Isto pode resultar em níveis crescentes de perturbação no equipamento eléctrico, danificar satélites e até prejudicar a vida na Terra. Não há perigo iminente, mas é difícil saber o que o futuro nos reserva.

Nenhum comentário:

Publicar em:

Related Posts with Thumbnails