O Mundo está olhando para o abismo, o colapso económico total numa escala nunca vista desde 1929. O especialista Londrino em Economia, Will Hutton afirmou:
"Na semana do crash de 1929,a Wall Street caiu 23%. A semana passada, caiu 18%, Londres e Frankfurt,21% e no Japão o índice Nikkei caiu 24%. Todos os grandes centros financeiros estão congelados. A segurança e a confiança colapsaram; o sistema global está paralisado numa escala que agora supera 1929.
2ª feira assistimos a mais um balão de oxigénio para manter um sistema podre e falido durante mais algum tempo.
Antes de continuar, entenda o que são derivativos:
Derivativo é um contrato definido entre duas partes no qual se definem pagamentos futuros baseados no comportamento dos preços de um ativo de mercado. O mercado de derivativos[bb] abrange um amplo leque de operações que estão sempre inseridas nos mercados a termo, de futuros, de opções ou de swap.(ver detalhes aqui)
A bomba-relógio no mercado de derivativos global está prestes a explodir em cima de todos nós. O mercado vale mais de 516 trilhões de dólares, cerca de 10 vezes o valor de todo o PIB do mundo. É um mercado em que os protagonistas principais - tipicamente agressivos - extremamente educados, e agora jovens ricos surgiram no "boom" dos derivados. A semana passada o principio do fim começou para muitos fundos "hedge", com a combinação da queda dos mercados e a preocupação dos investidores que retiraram o seu dinheiro aplicando-o em algo mais seguro.
Alguns dos maiores fundos "hedge" mundiais – SAC Capital, Lone Pine e Tiger Global – todos revelaram que estão com perdas avultadas este ano. As quedas em setembro sumiram com os lucros conseguidos anteriormente. Os bancos centrais requerem reservas – algo que sustente uma transacção, mas os derivativos não têm nada que os suporte – porque não são dinheiro de verdade.
Concluindo: balões de ar que na verdade nada valem porque não têm lastro, são simples papeis que vão sumir com o vento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário