O Brasil e a Argentina lançaram um novo sistema de pagamento nas suas trocas bilaterais, afastando o dólar como moeda de troca. Os 2 países da América Latina iniciaram o Sistema de Pagamento com Moeda Local na 2ª feira concretizando o acordo assinado pelos respectivos Presidentes de forma a encerrar as transacções em dólares.
Na 5ª feira, o Presidente do Banco Central Argentino, Martin Redrado e o seu homólogo, o brasileiro Henrique de Campos Meirelles assinaram o acordo determinando que as exportações e importações entre os 2 países serão feitas usando o Real e o Peso. De acordo com o Banco Central da Argentina, as trocas entre as 2 maiores economias da América do Sul estima-se em cerca de 25 bilhões de dólares por ano.
Embora se procure eliminar o dólar das trocas bilaterais, a moeda americana continuará presente nas transacções, porque seus Bancos Centrais ajustarão a taxa de câmbio para o real e o peso no que diz respeito ao dólar. As autoridades Brasileiras disseram que este acordo aprofunda a integração entre o Brasil e a Argentina e esperam que sirva de exemplo a ser adoptado por outros países da Mercosul como o Paraguai e o Uruguai.
Nenhum comentário:
Postar um comentário