segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Santa Catarina vive uma catástrofe que piora a cada hora

Uma catástrofe. Assim pode ser definido o quadro no vizinho e irmão estado de Santa Catarina nas primeiras horas desta segunda-feira, 24 de novembro de 2008. O Sul do Brasil testemunha um dos maiores desastres naturais das últimas décadas com dimensão humana e em perdas materiais superior, inclusive, ao do furacão Catarina de março de 2004. Balanço divulgado pela Defesa Civil Estadual catarinense no final da madrugada desta segunda-feira indicava um total de 23 mortes.

Os desabrigados e desalojados se aproximavam de 20 mil. Estradas estavam bloqueadas. Cidades amargavam falta de luz. A água era racionada. O Leste Catarinense, especialmente as áreas ao Norte da capital Florianópolis, começam a semana como uma verdadeira zona de desastre. Os volumes de chuva em algumas cidades do Nordeste catarinense nas últimas 72 horas superaram com folga os maiores acumulados observados na passagem do furacão Katrina em 2005 pelos Estados Unidos e nos dois mais intensos furacões que afetaram o território norte-americano neste ano.



(fonte e mais informações)

BLUMENAU:





BRUSQUE:



ITAJAÍ:



CAMBORIU:



Recomendações:

Em seu site, a Defesa Civil recomenda que, no caso de alagamentos, a população evite o contato com as águas que podem estar contaminadas e causar doenças. Outro conselho é não dirigir em lugares alagados.

Moradores de áreas vulneráveis a deslizamentos devem ficar atentos para o aparecimento de fendas, depressões no terreno, rachaduras nas paredes das casas e inclinações de troncos de árvores ou postes.

A comunidade pode acionar a Defesa Civil através do telefone 199.

4 comentários:

Anônimo disse...

Nem há palavras que sirvam. Só peço que Deus, os Anjos e Arcanjos cuidem do povo catarinense neste momento tão triste.
Ana

Anônimo disse...

É relmente a coisa esta bem feia aqui, 65 mortos até o momento, cercade 40 mil desabrigados, falta de agua, energia eletrica, racionamento de combustiveis, ja é esperado um racionamento de alimentos, e a chuva continua.

Anônimo disse...

nao e so ai estamos vendo oque nos estamos recebendo por tudo oque fizemos com o nosso planeta nao tem como negar a tudo acontece como jesus profetico na biblia

Anônimo disse...

nos levantamos sem agradecer a deus e nao nos ajuelhamos para pedir perdao dos nossos pecados so quando coisas como esta acontece e que lembramos de deus sei que e pesado este comentario mas ea verdade

Publicar em:

Related Posts with Thumbnails