quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Perderam uma bomba nuclear no norte da Gronelândia

A Base Aérea de Thule tem sido de uma imensa importância estratégica para os EUA desde que foi construida no início dos anos 50, permitindo que o radar alertasse a passagem de misseis que sobrevoassem o Pólo Norte.



O Pentágono acreditava que a União Soviética tentaria tomar a base como o preludio para um ataque nuclear contra os EUA. Por isso, em 1960 começaram as missões "Chrome Dome" com bombardeiros nucleares B52 que continuamente sobrevoavam a Base Aérea e poderiam seguir diretamente para Moscovo caso a base fosse destruida.



A Gronelândia é uma provincia da Dinamarca e por isso o transporte de armas nucleares sobrevoando o espaço aéreo dinamarquês foi mantido em segredo.
Mas em 21 de Janeiro de 1968, uma dessas missões correu mal. O avião despenhou-se a poucos quilómetros da base.

Imediatamente os militares dos EUA e os habitantes da região se apressaram em dirigir-se á zona de impacto para ajudar.

Uma larga operação de resgate foi feita durante meses para recuperar milhares de pequenos pedaços de detritos espalhados sobre o gelo, bem como a colecta de cerca de 500 milhões de galões de gelo para análise. Parte dessas amostras acusaram detritos radioativos.

Os altos explosivos em torno das 4 armas nucleares tinham detonado, mas sem desativar a configuração atual dos dispositivos nucleares, que não tinha sido armada pela tripulação. O Pentágono defendeu que todas as quatro armas tinha sido "destruídas".

Esta técnica pode ser verdadeira, já que as bombas não estavam completas, mas documentos desclassificados obtidos pela BBC através do "US Freedom of Information Act", parte dos quais continuam a ser classificados, revelam uma história muito pior, o que foi confirmado pelos indivíduos envolvidos no resgate e aqueles que tiveram acesso a detalhes desde então.

Os documentos deixam claro que os investigadores do acidente conseguiram recolher 3 das 4 armas. Em Abril, decidiram enviar o submarino Star III para procurar a bomba desaparecida. Mas o verdadeiro propósito da missão foi deliberadamente escondida dos Dinamarqueses.

Um dos documentos diz: "O fato desta operação incluir a busca da arma desaparecida é para ser tratada como confidencial NOFORN", esta ultima palavra significa que a missão não pode ser divulgada a nenhum País.

Mas a busca não foi bem sucedida e a missão foi abandonada. A conclusão foi a de que ninguem conseguiria recuperá-la e o material radioativo se dissolveria, tornando-a inofensiva.

Um comentário:

Anônimo disse...

Ótima postagem. Está de Parabéns. ;)

Publicar em:

Related Posts with Thumbnails