sexta-feira, 22 de maio de 2009

Irã testa míssil de longo alcance



O Irã testou um míssil sofisticado na quarta-feira (20), capaz de atingir Israel e partes da Europa Ocidental, aumentando a preocupação de que o ritmo do programa de desenvolvimento de armas do Irã está superando em muito o da diplomacia liderada pelos norte-americanos, que o presidente Barack Obama disse que deixará desenrolar até o final do ano.

O míssil Sejil-2 de combustível sólido usou uma tecnologia que o Irã parece ter testado pelo menos uma vez antes, mas o governo Obama ainda assim descreveu o evento como "significativo", em grande parte porque mísseis deste tipo podem ser movidos ou escondidos com relativa facilidade.

O Pentágono confirmou que o teste do míssil foi um sucesso, e Mahmoud Ahmadinejad, o presidente do Irã, disse que o míssil "atingiu exatamente o alvo", segundo a agência de notícias oficial do Irã.

Ahmadinejad está disputando a reeleição no próximo mês, o que levanta a questão sobre se o momento do lançamento faz parte de seu esforço para se retratar como sendo o líder que está reafirmando o papel do Irã como potência no Oriente Médio.

O presidente iraniano tem feito campanha na província onde ocorreu o lançamento e prometeu que "no futuro próximo, nós lançaremos foguetes ainda maiores com alcance ainda maior". Ele disse a uma multidão que com seu programa nuclear, o Irã está enviando ao Ocidente a mensagem de que "a República Islâmica do Irã está comandando o show", segundo traduções de sua aparição na televisão iraniana.

Seu alcance é comparável ao do Shahab III de combustível líquido, que o Irã obteve da Coreia do Norte. Mas um foguete de combustível sólido, disseram os especialistas, pode ser armazenado nas montanhas, deslocado e remontado, e disparado rapidamente, sendo, portanto, mais difícil de se transformar em alvo de Israel e de outros países.

Najar disse na quarta-feira que o Sejil-2, a versão envolvida no mais recente lançamento, difere da versão anterior do Sejil por ser "equipado com um novo sistema de navegação, assim como sensores mais precisos e sofisticados", segundo a agência de notícias oficial do Irã.

Charles P. Vick, um especialista em foguetes iranianos da GlobalSecurity.org, um grupo privado de pesquisa em Alexandria, Virgínia, disse que o lançamento faz parte de um esforço iraniano mais amplo para desenvolver mísseis de combustível sólido. A versão anterior do Sejil foi disparada no final do ano passado. Vick disse que os iranianos agora começaram a posicionar os mísseis como armas militares.

Vick acrescentou que o teste de Teerã disparou um míssil de alcance ainda mais longo que usava combustível sólido, o Ashura, no final de 2007 e várias vezes depois.

"Eles estão projetando toda uma família de sólidos para substituir seus líquidos", ele disse em uma entrevista.

É esta transição que chamou a atenção da Casa Branca. "Eu acho que é um desenvolvimento técnico significativo", disse Gary Samore, o alto funcionário para controle de armas e segurança nuclear de Obama, em uma apresentação na Associação de Controle de Armas, em Washington. "Do ponto de vista da mobilidade, é muito mais fácil de deslocar."

(fonte)

Nenhum comentário:

Publicar em:

Related Posts with Thumbnails