domingo, 18 de setembro de 2011

Cosmologia: O Multiverso

Na minha forma de ver a cosmologia, eu tinha um conceito: vivemos num universo, numa bolha, junto com muitas outras no que se pode chamar uma "sopa de universos". Usando a observação do macro e micro cosmo, a forma como a natureza se comporta e uma pitada de intuição, acreditava que este universo foi criado pelo "raspão"de outras bolhas.


Ontem fiquei surpreso ao saber que um dos maiores físicos teóricos do mundo tem os mesmos indícios da existência do multiverso concordando com os dados enviados pela WMAP. Sobre a criação do nosso universo, disse aquilo que eu pensava. Fui dormir a pensar nessa fantástica possibilidade.

Durante a noite ocorreu-me algo inusitado. Acordei às 5 da madrugada com uma música e a frase em inglês na cabeça:"Coming up like a flower... coming up like a flower...". Pouco depois veio a imagem de uma margarida. Não perdi tempo. Levantei-me e pesquisei no google antes que me esquecesse da frase e da imagem. Descobri que essa frase é o refrão da música de Paul McCartney: "Chegando/Vindo/Crescendo como uma flor". (tradução da letra). Ainda não entendo o que representa a música nem a imagem da flor.


Marcas na radiação cósmica de fundo

"Procurar por marcas de colisão, de todos os raios possíveis, em qualquer lugar do céu, é um problema estatístico e computacional muito difícil," comenta a Dra. Hiranya Peiris, da Universidade College London. "Mas foi isto que capturou minha curiosidade."

Em vez de confiar nos facilmente enganáveis olhos humanos, eles desenvolveram um algoritmo com regras muito estritas, que procura padrões em uma imagem, eliminando aqueles que se devem ao mero acaso. A imagem analisada é a da radiação cósmica de fundo, feita pela sonda espacial WMAP (Wilkinson Microwave Anisotropy Probe), que fez o primeiro mapa do Universo primitivo.

Os resultados não foram conclusivos: eles encontraram quatro possíveis sinais de colisão com outros universos, quatro formações esféricas no céu que, segundo seus modelos matemáticos, não podem ser atribuídos ao acaso. Estatisticamente, os resultados não são consistentes o suficiente nem para confirmar a teoria dos multiversos e nem para descartá-la.

Mas, segundo eles, a sonda WMAP da NASA não é a última palavra em termos de radiação cósmica de fundo. O telescópio espacial Planck, da agência espacial europeia, já está rastreando o céu, e deverá gerar um mapa muito mais preciso. Os cientistas planejam esperar por esse mapa e então rodar seus programas sobre seus dados. Só então, afirmam eles, algo "definitivo" poderá ser dito sobre a teoria dos outros universos.
(fonte)

Animados por descobertas recentes e espetaculares, os cientistas lançam a hipótese de que não existe apenas um, mas infinitos universos mergulhados em um vazio que lembra o nirvana dos budistas.
(fonte)

Segue a entrevista com o físico Michio Kaku:








Estaremos a um passo da Consciência Universal?

2 comentários:

Yuri17 disse...

acho q a q frase com a qual vc sonhou juntamente com a imagem da flor foi um presente da espiritualidade superior, dizendo, em outras palavras, q vc esta certo no q cre quanto a mudança no globo e q estamos quase la, todos juntos, no caminho do bem para a regeneração do mundo! a letra do paul fala disso ^^
abraço

Yuri17 disse...

Agora q vi q vc procura um significado mais profundo q esse q dei... foi mal. Nao sei se tem realmente algo mais profundo afinal a intuição é sua.
Mas da uma olhada nisso:
http://www.mat.uel.br/matessencial/superior/pde/rosania-razao-aurea.pdf

é o primeiro resultado para a pesquisa no google para "numero phi e margarida"

na pagina 25 do capitulo chamado "Relação entre os números de Fibonacci e o número phi" desse pdf tem uma foto da flor e uma breve explicação. talvez te ajude a dar algum significado se vc ja nao chegou a alguma conclusao.

o numero phi é 1,618 = 7, somado (q é o numero da perfeição)

Publicar em:

Related Posts with Thumbnails