quarta-feira, 11 de maio de 2011

Comunicado: mensagem a todos os jornalistas



Esta não é uma resposta para nenhum jornalista em particular. Feita esta nota, deixo aqui 2 artigos de opinião que servirão de base para esclarecer vários pontos.
Artigo 1; Artigo 2

Regra geral, quem questiona as versões oficiais dos governos é taxado de biruta , alienado, lunático, etc.
A nova moda agora é classificarem as pessoas de "deathers", que são os que não acreditam na versão dada para a morte de Bin Laden. Os "birthers" são aqueles que desconfiam do certificado de nascimento de Obama. E há ainda os "truthers" que acham os atentados do 11 de setembro uma grande conspiração.

Ter senso crítico, analisar e pesquisar sobre os assuntos para poder chegar a uma conclusão própria é o caminho a seguir. Aceitar sem pestanejar o que a mídia vai divulgando é não pensar pela própria cabeça. Os efeitos disso têm sido devastadores.

Se Obama falou então o cérebro das pessoas deve desligar automaticamente. Ele jamais mentiria. Nem ele nem os seus antecessores.

Os jornalistas não passam de "repeaters". Qual agência de publicidade, limitam-se a concordar com a máquina de propaganda instalada. Não investigam, não confrontam, simplesmente repetem. Desconhecem totalmente os esquemas e interesses dos governos apanhados a mentir em variadíssimas ocasiões.

Obama dá um show mediático para apresentar a certidão de nascimento e esta gente parece que fica hipnotizada. Podiam questioná-lo sobre o termo “natural born citizen” que conjuga 2 fatores, o “jus solis” e “jus sanguinis”, sendo que este último só é herdado do pai. Mas o pai era queniano, logo Obama é inelegível para o cargo. Algum jornalista o questionou sobre isto? E sobre o próprio documento apresentado ter sido considerado falso (foi alterado)  por especialistas de edição de imagem? As certidões de duas meninas que nasceram um dia depois de Obama têm números anteriores ao dele?

Parecem crianças a assistir a um filme da Disney. Ficam deslumbrados. Aceitam toda a patranha e aplaudem. Neste caso especifico, quem faz perguntas dificeis é taxado tambem de racista. Até aqui menos mal, só a Constituição seria desrespeitada. O pior é quando os "repeaters" ajudam a que com base em mentiras se iniciem guerras e se matem milhares de inocentes.

Este tipo de jornalistas que são profissionais remunerados e não fazem outra coisa na vida, ainda acham que Bin Laden foi o responsável pelos ataques do 11 de setembro mesmo que nos registros oficiais do FBI nada conste a esse respeito. Dizem que a Al Qaeda já confirmou a morte de Bin Laden e promete vingança de acordo com um comunicado atribuído ao grupo e publicado em fóruns de radicais islâmicos. Será que algum destes "repeaters" leu e entendeu o que isso significa?

O que se espalhou rapidamente pela midia é que frases escritas em foruns passaram a comunicado atribuído à Al Qaeda reconhecendo a morte dele. Colocando-me no lugar deles, se eu pertencesse a essa rede e visse nas TV´s de todo o mundo que o meu líder tinha sido morto e ninguem conseguia mais ter contato com ele, o que eu faria? Iria a um dos foruns de radicais islâmicos prometer vingança. Sairia à rua para uma manifestação juntamente com outros membros da rede. Mas nem a autenticidade do comunicado pôde ser provado como refere o MailOnline! E é assim com informações deste tipo que se formam as opiniões publicas. Entretanto, em video, a Al Qaeda afirma que as imagens de Bin Laden assistindo TV são falsas. E agora?

Mesmo supondo que essas mensagens deixadas nos foruns sejam realmente de membros da Al Qaeda, isso garante que ele foi morto? Se perderam o contato com ele significa que a versão dos EUA é verdadeira? Pode ter sido capturado e estar numa base subterrânea secreta algures no mundo. Isso significa que ele morreu? Só  por que perderam contato com ele? Podem ter sido tão bem enganados como nós.

Mas os "repeaters" que não enxergam um palmo à frente do nariz, acenam a cabeça em sinal afirmativo e debocham de quem questiona e busca informações. Um trabalho que devia ser feito por eles próprios: indagar, esclarecer, confrontar. Segundo este tipo de jornalistas, os que não acreditam são birutas. Por esta forma de pensar, então a lista de birutas é extensa pois não são apenas os "lunáticos" que se interrogam sobre isto. Muitos agentes dos Serviços de Inteligência de vários países, incluindo os EUA, tambem não acreditam.

Alguem viu a ação dos SEALS matando Bin Laden? Não? Nem a equipe de Obama. Durante 25 minutos não houve transmissão para niguem. Cada um conta uma versão dos acontecimentos.
Alguem viu imagens de um avião da American Airlines se chocar contra o pentágono? Não. O FBI confiscou rapidamente todas as fitas das câmeras de segurança que circundavam o Pentágono. Por quê?

O crime que os "truthers" cometem é o de querer saber a verdade. Nós e as famílias das vítimas do 11 de setembro queremos saber o que realmente se passou nesse dia. Bombas foram colocadas nos edifícios. Há farto material para qualquer um ver isso. Os srs. jornalistas já perguntaram a Obama quando vai formar uma comissão de investigação para apurar responsabilidades? Querem fazer das pessoas atrasados mentais. Felizmente, com o advento da internet, os habitantes deste planeta vão acordando para o que se passa. Se dependessemos das notícias publicadas pela grande mídia, não se saberia nem 1% do que realmente ocorre.

Todos os estudantes de jornalismo e os que já são profissionais deviam assistir ao documentário: "A guerra que você não vê" por, no mínimo, umas 10 vezes ao dia durante 1 ano inteiro. Aliás, devia ser obrigatório a quem cursa jornalismo, assistir a este documentário.

Vocês têm grande responsabilidade na formação da opinião publica mundial. Antes de irem na onda e taxarem as pessoas, ao menos procurem se informar por que razão tantos questionam estes "scripts" mal feitos lançados pela máquina de propaganda dos governos.

Nenhum comentário:

Publicar em:

Related Posts with Thumbnails