quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

O próximo Papa: "Petrus Romanus"

Segundo a profecia de São Malaquias, o(s) derradeiro(s) Papa(s) tem o nome de "Petrus Romanus". E de acordo com a Profecia dos Papas do Monge de Pádua: ""Ele chegará a Roma de uma terra distante para encontrar tribulação e morte." Ver matéria relacionada aqui.


Cardeal Peter Turkson do Gana no topo da lista da sucessão de Bento XVI.

A escolha do cardeal Peter Turkson, de 64 anos, responsável pelo Departamento da Justiça e Paz e porta-voz do Vaticano para as questões sociais, representaria um momento histórico de viragem e renovação da Igreja Católica: seria a primeira vez que, na era moderna, o mundo católico teria como líder um homem de fora da Europa.

O cardeal Francis Arinze da Nigéria, que fora mencionado como uma possibilidade durante o processo de sucessão que culminou com a eleição de Bento XVI, é a outra referência africana. “As pessoas são livres de especular e fazer os seus próprios juízos. Quando andamos em busca de liderança, julgo que o melhor a fazer é orar a Deus, o líder e dono desta Igreja, para que ele nos ajude a encontrar a pessoa mais capaz neste particular momento da História”, reagiu o cardeal do Gana numa curta entrevista ao programa Focus on Africa da BBC, a partir do Vaticano.

“Seria muito bom que tivéssemos candidatos fortes da África e da América do Sul no próximo conclave”, considerou o cardeal suíço Kurt Koch, ao jornal Tagesanzeiger de Zurique, que, instado a manifestar uma preferência, respondeu sem hesitações que, em igualdade de circunstâncias, preferiria um candidato não-europeu a um europeu.

(fonte)

Mas quem é Peter Turkson?


Nasceu em Wassaw Nsuta, Gana em 11 de outubro de 1948 (64 anos).

Episcopado: foi nomeado Arcebispo de Cape Coast, pelo Papa João Paulo II, aos 6 de outubro de 1992 e recebeu a ordenação episcopal no dia 27 de março de 1993.

Cardinalato:  foi criado cardeal, pelo Papa João Paulo II no consistório do dia 21 de outubro de 2003 com o título de San Libório, tornando-se o primeiro cardeal ganês da história de seu país. No dia 24 de outubro de 2009, o Papa Bento XVI o nomeou presidente do Pontifício Conselho Justiça e Paz.

Fez estudos de pós-graduação em Roma, com especialização em Sagradas Escrituras no Pontifício Instituto Bíblico: de 1976 a 1980 conseguindo a licenciatura; e de 1987 a 1992 conseguindo o doutorado.

(fonte)

Curiosamente, na sua terra natal chamam-no de Pedro de Roma ou Pedro, o Romano, por causa do seu primeiro nome, Peter (Pedro) e pelo fato de ter estudado e se formado em Roma sendo o 1º ganês a tornar-se cardeal.

Mas, se ignorarmos a Profecia do Monge de Padua e olharmos apenas para as palavras "Petrus Romanus" de São Malaquias...


Tarcisio Pietro Evasio Bertone



Nascido em Romano Canavese, 2 de dezembro de 1934 (78 anos).


Em 15 de setembro de 2006, o Papa Bento XVI, o nomeou secretário de estado do Vaticano. No dia 4 de abril de 2007 foi nomeado Camerlengo. O mesmo Papa nomeou-o Cardeal-bispo de Frascati em 10 de maio de 2008.


O seu Brasão de Armas contem as chaves de São Pedro:


Portanto, nasceu em Romano de Canavese; o seu nome é Pietro que significa a Pedra, a Rocha e é a versão italiana para Pedro. Seria literalmente Pedro, o Romano.

Obviamente, os cardeais conhecem as profecias e sabem qual é a descrição do futuro Papa. Terá isso influência na escolha? Cumprirão a profecia ou a rejeitarão justamente por isso?

Nenhum comentário:

Publicar em:

Related Posts with Thumbnails