terça-feira, 14 de julho de 2009

As previsões de Peter Schiff

Peter Schiff, economista da Escola Austríaca, fez previsões sobre a atual crise já em 2002. Schiff é presidente da Euro Pacific Capital.

Em 2002, Schiff afirmou que estava havendo um boom irreal, guiado pelo consumo desenfreado e baixas taxas de juros, e que dentro de alguns anos haveria uma inflação galopante, guiada pela alta exacerbada de itens como comida e energia, que empurraria a economia dos EUA para o chão.

O deficit norte americano estava em 9 trilhões de dólares, e aumentando. Quando o governo norte americano consegue abanar tudo de uma vez, estatizando a Fannie Mae e Freddie Mac. Ao fazer isso, ele assumiu o risco de 5 trilhões de dólares em hipotecas lastreadas em casas que ainda vão cair, e muito, de preço. Não somente assumiu o risco de 5 trilhões em ativos, como está a assumir o risco de mais de 70% das novas hipotecas.

Vamos agora, montar o cenário daqui a alguns anos: O governo norte americano é o segurador de trilhões de dólares em hipotecas, em um mercado onde o valor das casas está caindo desesperadamente. Anos de juros artificialmente baixos levaram a uma inflação enorme. Mais de 50% das hipotecas dos EUA tem juro variável, ajustado de acordo com o mercado. Agora imaginem a situação, Você:

1. hipotecou uma casa, contraindo uma divida de 500 mil dólares
2. Você não possui nenhuma poupança (o índice de poupança dos americanos é negativo!!, indo de uma queda constante de aprox. 12% no começo dos anos 70)
3. destinou uma grande parte de sua renda para pagar a hipoteca, pois você achava que sua casa ia aumentar de preço
4. sua casa, que valia 500, agora vale 300.
5. Os juros, que estavam a 2%, vão a 10%
6. Subitamente, pára todo o aquecimento da economia que havia à época que você comprou a casa

O que acontece? Você não paga a casa. E quem vai pagar a casa por você? O Governo dos Estados Unidos da América. O governo então, a esta hora está com uma divida superior a 10 trilhões, e aumentando, pagando juros de 10%. Ou seja, o governo dos EUA, dentro de algum tempo, pagará só de juros, uma quantia comparável ao PIB brasileiro. Se vocês acham esta situação difícil, imaginem quando os governos estrangeiros começarem a vender suas divisas em dólares, migrando para devedores de menor risco...

(texto extraído de: fonte)

No vídeo seguinte (está em inglês) destacam-se as seguintes frases:

Maio de 2006: durante um debate na Fox News, Schiff correctamente previu que o mercado imobiliário dos EUA era uma bolha que em pouco tempo explodiria.

Agosto de 2006: "A economia dos Estados Unidos é como o Titanic, e eu estou aqui com o bote salva-vidas tentando convencer as pessoas a abandonar o navio... Eu vejo uma verdadeira crise financeira chegando aos Estados Unidos."

Dezembro de 2007: em entrevista na Bloomberg, Schiff afirmou que a crise poderia se estender para o mercado de cartão de crédito.

Como resposta... podemos ver aquilo que agora todos nós sabemos ser verdade, mas que em 2006 e 2007 era alvo de chacota pública por parte de outros cuja arrogância para com as suas palavras é, por si só, merecedora de ser visionada. Vejam o vídeo, mesmo aqueles que não entendem inglês para observarem as reacções dos vários "entendidos" e "especialistas" na matéria.

Algumas frases tiradas do vídeo, contrapondo às opiniões de Schiff: "A economia americana nunca esteve em melhor forma";"A política monetária é espetacular";"Aposto um centavo em como estou certo";"De que raios está ele a falar?";"Ele está louco!"



A seguir, uma palestra de Schiff, legendada em português, para quem se interessa pelo assunto.















5 comentários:

Dani disse...

É o mesma reação que o povo tem agora quando falamos sobre o que nos espera até 2012. O povo dá risada e acha bobagem...
Os fatos estão aí pra quem quiser ver, mas o povo prefere ficar às cegas...

Anônimo disse...

Oi Dani....seu comentário é interesante...rsrsrs...mas na realidade não sabemos mesmo o que vai acontecer com certeza, afinal ninguem tem bola de cristal mesmo não é verdade?....assim existe espaço para especulações e alguns espertos para se aproveitar da situaçao....Quanto a entrevista do Peter demonstra claramente que ele tem uma visão disassociada do momento, ou seja, consegue estar inserido no contexto sem se contaminar, assim fica mais fácil olhar para frente e verificar tendências e um grande exercício de lógica também... por isso devemos levar a sério.

Mas existe também muitas outras ditas "profecias" com relação a 2012 que realmente carecem de lógica e mesmo fundamentos mais sólidos. Particularmente minha visão sobre isso é que não encontraremos um nó na história da humanidade num único dia, mas diversas situações ao longo dos próximos anos devemos esperar, pois a situação e bom senso nos faz crer que estamos realmente no limiar de coisas grandiosas e assustadoras, para o bem e para o mal...pelo menos essa é minha opinião.....grande abraço...RMO

Anônimo disse...

Pela primeira vez que faço um comentário aqui no blog, apesar de acompanhar já alguns meses, ou melhor, desde outubro passado. Quero agradecer de coração pelo excelente trabalho de conscientização, nesse processo de mudança que estamos passando no planeta. Suas informações são valiosas. Tudo está ocorrendo muito rapidamente. E a humanidade precisará de uma nova consciência para entender essas transformações.
Nuno,
Você está fazendo a diferença aqui nesse mundo. Que Deus ilumine você a cada dia!

Anônimo disse...

CAbe observar que Von Mises, da Escola Austríaca já previra da mesma forma a depressão de 29 em 1912! Parabéns pelo post!

Anônimo disse...

Nuno
Próximo texto:
Conclusion: The Shape Of Things To Come – Volume Zero, Issue Zero
Nuno estão entrando no tópico,por favor delete.
Aguardando última parte do relatório para traduzir.Abraço.

Publicar em:

Related Posts with Thumbnails