sábado, 25 de abril de 2009

OMS alerta para "potencial pandémico" de novo vírus da gripe suína



A Organização Mundial de Saúde (OMS) alertou, hoje, para o "pontencial pandémico" do "novo vírus" da gripe suína, que já infectou pessoas no México (20 mortes confirmadas e mais 40 mortes suspeitas) e nos EUA. A directora-geral da OMS, Margaret Chan, disse, em Genebra, (Suíça) que o surto de gripe suína teve origem "na estirpe animal do vírus H1N1, que tem potencial pandémico".

"Trata-se claramente de um vírus animal que se transmitiu ao Homem, e isso tem um potencial pandémico porque está a infectar pessoas", disse Margaret Chan, acrescentando que a situação está a "evoluir muito rapidamente".

Apesar de a OMS ainda não ter declarado o alerta de epidemia, a directora-geral da OMS considerou tratar-se de "uma situação muito grave que deve ser vigiada de perto".

O Centro de Controlo e Prevenção de Doenças dos EUA dise, hoje, que há um novo tipo de vírus da gripe que se está a espalhar fortemente e pode ser difícil de ser contido.

"Claramente está a espalhar-se e não temos como conter esse contágio", disse Anne Schuchat, numa conferência de imprensa.

Esta gripe se transmite "por via aérea de pessoa para pessoa através de gotículas, espirros, tosse ou outros contactos próximos", mas que se pode ingerir carne de porco, porque se trata de "uma gripe humana e não de um problema veterinário".

O vírus da gripe identificado é contagioso e raro, transmitindo-se directamente do porco para o Homem ou para as aves e, destas, para as pessoas, que o propagam a outras.

(fonte)

Autoridades dos EUA admitem que não conseguem conter o vírus.

As autoridades norte-americanas declaram que não estão em condições de controlar a propagação do vírus da gripe suína que está a afectar os EUA e o México. Estas autoridades dizem que está ser feito um trabalho «sem descanso em frentes múltiplas».

(fonte)

Nenhum comentário:

Publicar em:

Related Posts with Thumbnails