sábado, 28 de janeiro de 2012

Maias 2012: Monumento 6 de Tortuguero e Tijolo de Comalcalco

Tortuguero é um sítio arqueológico Maia, situado perto de Tabasco, no México. A maioria dos monumentos sobreviventes de Tortuguero são do reinado de B'alam Ajaw (Senhor Jaguar), que governou de 644 a 679 d.C.

O monumento nº 6 do sítio arqueológico de Tortuguero faz alusão a um evento místico que ocorreria no dia 21 de dezembro de 2012, durante o solstício do inverno.


O que pode ser lido hoje é: "Tzuhtz‐(a)j‐oomu(y)‐uxlajuunpik (ta) Chan Ajawux(‐teʹ) Uniiw. Uht‐oomEk’‐? Y‐em(al)?? BolonYookteʹ (Kʹuh) ta?"

Tradução em Inglês feita pelos especialistas: "The Thirteenth 'Bak'tun" will be finished (on) Four Ajaw, the Third of Uniiw (K'ank'in). ? will occur. (It will be) the descent(??) of the Nine Support? God(s) to the ?."

Tradução em Português: "O 13º Baktun terminará em 4 Ajaw, o 3º de Uniiw (21 de Dezembro de 2012) ??? ocorrerá.  A descida ??? do(s) deus(es) dos 9 pés para ???".

Nota: Bolon Yokte é o deus da mudança, da destruição e da criação.

Entretanto, o Instituto Nacional de Arqueologia do México anuncia um debate sobre o assunto e admite existir uma segunda referência ao fim do calendário, um tijolo descoberto no templo de Comalcalco. O achado, afirma Arturo Mendez, representante do instituto, foi descoberto há alguns anos e foi submetido a um estudo completo, mas está guardado e não é exibido ao público.

Ambas as inscrições - Tortuguero e o tijolo de Comalcalco - teriam sido criadas aproximadamente há 1300 anos. A primeira descreve algo relacionado ao deus Bolon Yokte, mas erosão e um rachado na pedra impedem a leitura do final da passagem, mas alguns cientistas acreditam que diga "ele irá descer dos céus". Ainda de acordo com a agência, no texto de Comalcalco os símbolos estariam invertidos ou cobertos com estuque, o que indicaria - por quem o escreveu - que eles não devem ser vistos.

(fonte1)
(fonte2)

9 comentários:

Anônimo disse...

Está muito interessante e pergunto quando eles revelarão aquela mensagem escondida do publico.

Mas há aí uma coisa que não me cheira bem.

"O 13º Baktun terminará em 21 de Dezembro de 2012..."

Como pode a tradução dizer a data em que acaba se o nosso calendário ainda nem existia na altura em que se escreveu nessa pedra? Não deveria apenas dizer "O 13º Baktun etc..."?

Nuno Carvalho disse...

Olá Anónimo, já completei a tradução. Agora acho que está mais perceptível.

Abraços

Anônimo disse...

Obrigado ;)

Outro assunto...relativamente aquele senhor do documentário sobre os Maias para 2012...parece que ele disse umas quantas mentiras...por exemplo sobre a participação do Stephen Hawking no documentário.

O que tem a dizer sobre isso?

Rafael disse...

Parabéns! Mto bom o site..

Anônimo disse...

ola

Gosto muito deste site e do conteúdo apesar de não concordar com muita coisa, mas tenho a opinião de que mesmo isto não acontecer, os próprios humanos irão estragar o planeta. 1 porque parece que adoram estar em guerra, pensam que é assim que ganham respeito e liderança.
2 porque estragam a nossa mais preciosa pérola, a nossa NATUREZA.

Por isso acho que as pessoas deviam abrir olhos

continua a postar

Raul disse...

Muito boa a matéria, queria saber mais informações do cometa elenin que anda sumido desde outubro do ano passado, gostaria que voces postassem algo sobre o elenin.

Daniel Mensageiro disse...

Olá amigos.
O tema deste tópico e a revelação contida no tijolo de Comalcalco creio que possa seja muito parecido com o cronograma e as profecias que a Bíblia trazem e eu expliquei em meu blog. Se nosso anfitrião permitir, convido-os a lerem este artigo:
http://apriscocristao.wordpress.com/2012/01/19/sons-estranhos-nos-ceus-trombetas-dos-anjos-de-deus/
Creio que acharão interessante, pois faz um resumo das principais revelações que o mundo científico traz, visto pelas lentes da Bíblia. Os maias estão lá também.
Abraço!
Daniel

vagnaldo disse...

De acordo com especialistas o calendario maia já esta no ano de cinco mil e tarara,o calendario russo tem suas diferenças,no oriente médio tem outras contagens,cristão também...com tantas diferenças como podem afirmar com exatidão se nem traduções não conseguem fazer das escrituras maias,são muitas especulações e muita fé.Falar em alinhamento intergaláctico,outros planetas e seres extraterrestre tudo bem seria impossível estarmos sós na infinitude do universo,essa falácia se assemelha ao desespero de alguns cristãos no ano de 2000.

Anônimo disse...

Olá...
ô bando de racinha infeliz esses maias,n suporto vcs,mas Deus supremo abençoi vcs,caso vcs n conhecem Deus,ele foi qm criou o céu e a terra e seu filhoúnico deu a vida por nós numa cruz...
pois é,se ele criou ele msm tem o poder de destruir tudo!!!!!

Publicar em:

Related Posts with Thumbnails