terça-feira, 5 de maio de 2009

O inexplicável desaparecimento das abelhas



Sem fazer alarde nem deixar pistas, abelhas de diversas regiões do planeta estão desaparecendo. Elas saem em busca de néctar e pólen e não retornam mais às suas colméias. Esse misterioso sumiço tem sido notado, nos últimos anos, nos Estados Unidos, no Canadá, em países da Europa e até no Brasil.

O problema é grave. Em termos ambientais, as abelhas são importantes polinizadores naturais. Ao levar o pólen de uma flor a outra, elas induzem a formação de frutos e sementes. Ou seja, são protagonistas na reprodução das plantas.

Em termos econômicos, esses insetos são os mais tarimbados produtores de mel na natureza. Além disso, são cada vez mais empregados na agricultura, polinizando lavouras de abacate, maçã, laranja, amêndoa e cenoura, por exemplo.

O sumiço das abelhas veio à tona no ano passado, nos EUA e no Canadá. No último outono do Hemisfério Norte, criadores que alugam enxames para agricultores se assustaram com um desaparecimento acima da média. Em poucos meses, o problema dizimou abelhas em metade dos 50 Estados americanos e em três províncias canadenses. Apicultores chegaram a perder 90% de suas colméias.

Para uma melhor dimensão do estrago, o biólogo americano Edward O. Wilson amplia o mundo dos insetos à escala humana. “De certa maneira, é o Katrina da entomologia”, comparou ele, que é professor da Universidade Harvard, ao jornal Washington Post, citando o furacão que há dois anos matou pelo menos 1,5 mil pessoas nos EUA.

Os americanos batizaram o esvaziamento das colméias de desordem do colapso das colônias (CCD, na sigla em inglês). As razões da alta mortalidade, porém, continuam desconhecidas. Os cientistas estão correndo atrás de uma resposta, mas ainda não conseguiram passar das hipóteses. Talvez seja a intoxicação por inseticidas - cada vez mais usados na agricultura -, talvez a infecção por vírus e ácaros. Diante do mistério, não se descarta nem mesmo a radiação dos telefones celulares.

“Quando uma abelha melífera encontra algo interessante, o grupo inteiro vai junto. É por isso que é tão vulnerável, mais que uma abelha nativa”, explica o biólogo americano David De Jong, doutor em entomologia pela Universidade Cornell e professor de genética na Universidade de São Paulo (USP) em Ribeirão Preto.

Uma das dificuldades para apontar a origem da CCD é o fato de as abelhas sem vida serem encontradas dispersas, bem longe das colméias.

(fonte)

Veja o documentário: Silêncio das abelhas











7 comentários:

Kahall disse...

Será que a profetizada mudança gradual do magnetismo da terra pode ter influenciado neste caso, pois sabe-se que varios insetos são atraidos pelo magnetismo de alguma coisa. E uma pergunta que o moderador do site que me desculpe, onde está a sexta parte do relatorio do web bot, aquele ''breve'' nos deixa muito ansiosos. Desculpe o incomodo e parabéns pelo seu ótimo trabalho no blog.

Anônimo disse...

Verdade,o blog é ótimo,mas nos deixaram um "em breve" então cade o artigo?
pelo menos fale se vai publica-lo ou não.

abraços.

Anônimo disse...

Por que fora retirados os videos sobre o assunto?
Será que o desaparecimento de seres tão vitais não é suficientemente importante para todos estarem informados?
São muitas perguntas e nem uma resposta

Daniela Feoli disse...

Incrível, minha dúvida é a mesma. Por que Google/You Tube retiraram os vídeos que poderiam nos esclarecer?
Com relaçnao ao comentário do caro Anônimo acima:
"Será que o desaparecimento de seres tão vitais não é suficientemente importante para todos estarem informados?"
Acredito que seja exatamente o oposto.
O assunto é tão sério que não podemos ter acesso à esse tipo de informação.
Mas as abelhas continuam silenciosa e misteriosamente desaparecendo. Isso não para.

Anônimo disse...

Com o uso de plantas transgenicas as abelhas se ressentiram.

Anônimo disse...

é sem explicação mesmo tento um logica,ja foi afirmado pela blibia que quando as abelhas desaparecerem sem explicaçao estaria perto do fim do mundo!!!!!
vamo acorda gentii,vamos copera mais com nosso planeta

By:Carolina Marques

Tombinscription disse...

Brazil 07/02/2011

Desaparecimento de abelhas intriga produtores de mel do país

http://g1.globo.com/videos/jornal-hoje/v/desaparecimento-de-abelhas-intriga-produtores-de-mel-do-pais/1429541/#busca=abelhas

My youtube channel (assuntos sobre alimentos e afins)
http://www.youtube.com/tombinscription

Publicar em:

Related Posts with Thumbnails