sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Mapa mostra eventos climáticos fora do comum ocorridos recentemente



Calor extremo, nevascas e enchentes aconteceram mundo afora. Fenômenos podem estar associados às mudanças climáticas. Nevascas em Nova York, Tóquio e Roma como há muitos anos não se via.

Calor recorde em São Paulo, incêndios em Sydney, enchentes no Reino Unido. O G1 levantou uma série de fenômenos climáticos fora do comum registrados nos últimos sete meses em diferentes partes do globo (veja mapa acima).

Eventos climáticos, como frio ou calor extremos, sempre ocorreram e vão ocorrer. Mas o aumento da intensidade e frequência deles tem sido notado pelos cientistas e pode ter relação -- ainda é cedo para afirmar com certeza -- com o aquecimento global, que é consequência de uma maior emissão de gases-estufa. Aquecimento global não significa necessariamente que todo o planeta está se aquecendo, mas que está ocorrendo um desarranjo climático global. Essas alterações são resultado de uma capacidade exagerada da atmosfera de reter calor devido à presença excessiva de gases-estufa, como o CO2.

Mais em ver matéria.

Um comentário:

Seu Jorge disse...

Esqueça as pirâmides, camelos e deserto. O que mais impressionou os egípcios nesta sexta-feira (13) foi a neve. Uma rara nevasca atingiu cidades do norte do Egito, incluindo a capital, Cairo, cobrindo o país de branco. Segundo meteorologistas, uma tempestade chegou ao Egito vinda do Mediterrâneo e derrubou as temperaturas no país. A capital, Cairo, e várias cidades próximas registraram temperaturas próximas a 0º C. No Monte Sinai, as temperaturas ficaram abaixo de zero. Nas redes sociais, internautas egípcios disseram que foi a primeira neve em mais de cem anos. A agência de meteorologia egípcia não confirma o dado. Já o vizinho Israel registrou a mais intensa nevasca desde 1953.

Publicar em:

Related Posts with Thumbnails